Quando posso fazer o teste de gravidez

A ansiedade para confirmar uma possível gravidez pode fazer com que faça o teste demasiado cedo para ser detetado por alguns testes. Existe dois tipos de testes de gravidez, o teste da urina que pode facilmente comprar numa farmácia e o teste de sangue feito num laboratório. Na maioria dos casos os dois são bastante fiáveis, apesar de o teste de farmácia poder dar falsos negativos. 


 Testes gravidez de farmácia 

Os testes são diferentes uns dos outros, é possível detectar a gravidez cerca de 12 dias depois da ovulação, alguns dias antes de o atraso menstrual acontecer, mas é aconselhável fazer com pelo menos com um dia de atraso para não gastar dinheiro desnecessário, o ideal é mesmo esperar 3 a 5 dias para fazer o teste. Atenção muitas vezes estes testes dão falsos resultados por não serem utilizados correctamente, deve ler com muita atenção as instruções, estas variam de marca para marca. O teste de gravidez de farmácia demora cerca de cinco minutos a demonstrar o resultado.
testes-gravidez-quando-fazer

Teste gravidez de sangue


O teste de sangue é mais preciso que o teste de farmácia, pode detectar a gravidez a partir de cerca de 12 dias depois da ovulação. Este teste pode ser de 2 tipos um qualitativo que indica apenas se está grávida ou não, e um quantitativo que indica pela quantidade de hormona HCG presente as semanas em que a sua gravidez está inserida. Peça ao seu médico para passar o segundo. O resultado varia de laboratório para laboratório, mas a maioria dos laboratórios demora cerca de 24 h para entregar o resultado.
Existe ainda outro método que pode confirmar uma possível gravidez, o ultrassom, este exame deteta uma gravidez a partir da 5ª semana pós ovulação. Este exame é na maioria das vezes um complemento quando existe um positivo nos testes mencionados anteriormente.
Sempre que ocorra um positivo deve consultar o seu médico para fazer o acompanhamento da sua gravidez e começar a fazer o pré natal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário