quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Sentir dor durante a gravidez é normal?

Gestante



Alguns incômodos decorrentes da gravidez são comuns e não há como evitá-los, visto que o corpo da mulher está abrigando um ser que está no início de seu desenvolvimento. Portanto, é comum o desconforto sentido pelo aumento de peso e todo o preparo do corpo para acomodar o bebê.

A dor pélvica é bastante comum e poderá ser sentida durante quase toda a gravidez e isso ocorre devido ao enrijecimento do útero, sua intensidade e localização podem variar de acordo com a evolução da gravidez, porém é mais sentida no último mês de gestação quando o bebê inicia a descida para parte inferior da bacia.
A campeã de reclamação comum entre as gestantes é a dor lombar, proveniente do peso da barriga, dor na virilha também é normal e surge na 26ª semana devido ao peso do feto, mais o líquido amniótico e da placenta, que juntos comprimem músculos, vasos e nervos, fazendo uma sobrecarga na região da pelve. As cólicas, embora normais da gravidez devem sempre ser relatadas ao médico, principalmente no final da gravidez. Muitas mulheres relatam sentir dor nas articulações, muito comum, devido ao acúmulo de líquidos nas articulações.
Sentir dor nas pernas também é normal e bastante comum devido à sobrecarga que o corpo está vivenciando com a gravidez. Essa sobrecarga atinge principalmente o sistema cardiovascular, que responde em forma de dor e inchaço, pois a circulação sanguínea fica mais lenta. Outra dor comum da gravidez é a dor de estômago, pois a cada dia que o bebê cresce mais espaço ele consome dentro de você, portanto é comum a sensação de estômago apertado, também é comum às mamães sentirem mais azia e refluxo, pois devido à gravidez o sistema digestivo fica mais lento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário